domingo, 29 de maio de 2011

Oficina "Através do samba" (gratuita): inscreva-se!

Oficina de História Através do samba, reflexões sobre o documentário
(promoção conjunta - ANPUH e FAED/UDESC)


Faça usa inscrição aqui
Inscrições: de 30 de maio a 03 de junho de 2011 (podendo ser encerradas antes, caso seja atingido o limite de vagas)

Vagas: Haverá limite de 40 (quarenta) vagas.
Programa da oficina: A oficina será apresentada em dois módulos:
I – exibição do filme “Através do samba” e mesa redonda com a equipe de produção;
II – Apresentação de reflexões a partir de aspectos teóricos e metodológicos motivados pela produção do filme exibido, audiovisual sobre a manifestação do samba em Florianópolis, entre 2008 e 2010, enquanto possibilidade de construção de uma narrativa no campo da história.

Carga horária: 4 h/a
Data e horário: 15 de junho de 2011, das 13h30 às 17h30.
Local: Auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação / FAED, UDESC (Avenida Madre Benvenuta, 2007, Bairro Itacorubi, Florianópolis; 2º. andar do prédio da FAED).
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de História ou áreas afins; interessados em geral.

Certificados: Serão fornecidos certificados a todos os interessados previamente inscritos que efetivamente estiverem presentes à oficina.




Ministrante:  Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira
Graduada, Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando junto a Graduação e Pós-Graduação em História. É Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Representação Udesc/CNPq e Vice-Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som (LIS/ FAED/UDESC). Como pesquisadora, desenvolveu projeto nas áreas de História Cultural e História do Tempo Presente, atuando nos seguintes temas: história e música, canção e documento histórico, história e radiodifusão, história e imagem e a canção de Lupicínio Rodrigues. No Laboratório de Imagem e Som vem participando da elaboração de diferentes tipos de produtos tecnológicos, envolvendo o uso novas abordagens e linguagens na produção de narrativas históricas, a exemplo de programas de rádio online, experimentos em audiovisual, vídeos em stop motion e pequenos documentários. Recentemente atuou como Coordenadora do Projeto de Extensão: Através do samba experiências em vídeo-documentário, que resultou, entre outros, no filme documentário sobre o samba em Florianópolis, em 2010.

Participantes da mesa redonda:
Alberto Gonçalves, graduado e mestre em Letras/ UFSC, pesquisador sobre música  popular brasileira e catarinense, no filme atuou especialmente na pesquisa histórica e musical e na elaboração do roteiro.
Eric Allen Buenoaluno do PPGH/UDESC, no filme atuou no processo de edição e montagem e no roteiro final.
Mariana Rotili da Silveiragraduanda em História/UDESC, atuou como Bolsista de Extensão no Projeto entre 2008 e 2010, realizando vários trabalhos de fotografia e captação de imagens, junto a elaboração do Blog do Projeto.
Thiago de Oliveira Aguiargraduando em História/UDESC, no filme atuou na captação de imagens e processo de edição.
Arthur Rebonatto Oltramarigraduando em História/UDESC, Bolsista de Extensão no Projeto em 2010, no filme atuou na captação de imagens e áudio.
Lucas Tesser Rodrigues de Limagraduando em Artes Cênicas/UDESC e Cinema/UFSC, Bolsista de Extensão no Projeto em 2010, no filme atuou na elaboração do orçamento e acesso ao equipamento necessário às filmagens, também na captação de imagens e áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário