terça-feira, 31 de julho de 2012

DIVULGAÇÃO DA REVISTA ENTREVER

Caro(a)s colegas,

divulgamos a publicação do volume 2 da Revista EntreVer - Revista das Licenciaturas (UFSC), composto pelo Dossiê "Formação de professores e ensino de História" - disponível no link http://periodicos.incubadora.ufsc.br/index.php/EntreVer
, cujo Sumário reproduzimos abaixo para comvidá-lo(a)s à leitura.

Solicitamos o auxílio para a divulgação. Muito Obrigada!

abraço
Andréa Ferreira Delgado
Clarícia Otto

EntreVer - Revista das Licenciaturas

A EntreVer é um espaço de encontro das experiências formativas que vêm sendo desenvolvidas no país no âmbito, sobretudo, das práticas de ensino e dos estágios supervisionados.

Imagem para capa da revista

v. 2, n. 1 (2012): Formação de professores e ensino de História.

Sumário

Prefácio

Formação de professores e ensino de História  
Andréa Ferreira Delgado, Clarícia Otto  

Ensaios Discentes

O ensino de história para crianças: duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental  
Raquel de Melo Giacomini, Daniela Eli, Juliane Mendes Rosa La Banca, Luiza Turnes  
Índios, futebol e um estudante em formação: relato de uma experiência acadêmica  
Rafael Benassi dos Santos  
O uso das propagandas farmacêuticas do século XIX e XX como fontes para o ensino de história: um relato de experiência  
Isaac Facchini Badinelli, Luis Fernando Junqueira  
Reflexões sobre a utilização de pinturas históricas nas aulas de história  
Aline Maisa Lubenow, Elison Antonio Paim  
Uma chamada a cobrar: a escola e o celular em sua difícil convivência  
Constantino Quarezemin Neto, Jeniffer Caroline da Silva, Viviane Cavalcante Pinto  
O uso das diferentes linguagens na disciplina de Estudos Latino-Americanos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina  
Lucas Braga Rangel Villela  
Construindo saberes: a relação docente/discente  
Andrei Martin San Pablo Kotchergenko, Guilherme de Almeida Américo  

Diários de Classe

Roteiro de visita guiada: “Desterro dos negros escravos e libertos – século XIX”  
Joseane Zimmermann Vidal  
A disciplina de História e a formação para a cidadania: uma experiência interdisciplinar  
Geane Kantovitz  
No jogo do reconhecimento: estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de História  
Juliana Pirola da Conceição, Maria de Fátima Sabino Dias  
O estágio supervisionado na EJA de Florianópolis: uma experiência  
Suzana Bittencourt  
Pesquisa-estágio em História: o processo de elaboração-tabulação-análise do questionário de conhecimento prévio  
Márcia Elisa Teté Ramos  

Artigos

Para além da reprodução: contribuições de Pierre Bourdieu para uma reflexão sobre formação de professores para o ensino de História  
Nadia Gaiofatto Gonçalves  
Ensinar História compreendendo os discursos sobre a sociedade cafeeira presentes nos livros didáticos: um estudo de textos e imagens em dois livros didáticos do Brasil contemporâneo  
Marlene Cainelli, Talyta da Silva Selari  
Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre Educação Histórica e Educação Patrimonial no Ensino Médio  
Giovanna Aparecida Schittini dos Santos  
Educação patrimonial e formação continuada de professores: uma experiência a partir da exposição “Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani”  
Elison Antonio Paim, Enelice Pansera, Mirian Carbonera  
A canção vai à escola: perspectivas da Educação Histórica  
Luciano de Azambuja, Maria Auxiliadora Schmidt  
Tradição, passado e memória: o saber dos transeuntes do calçadão sobre a história da cidade  
Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Izadora Maleski Serrano Alves, Pamêlla Daiane Oliveira Costa  
"Novas” e “diferentes” linguagens e o ensino de História: construindo significados para a formação de professores  
Nucia Alexandra Silva de Oliveira  
Pesquisando sítios arqueológicos: História e Patrimônio na sala de aula  
Flávia Eloisa Caimi, Francielle Moreira Cassol  

Entrevista

Entrevista com o professor Rodolfo Pantel  
Lucas Söhn Albuquerque, Matheus Reiser Müller  

Resenhas

Educação Histórica: um campo repleto de possibilidades de investigação  
Flavia Gomes da Silva Riger  
Documentários e animações produzidos no LAPIS para uso na Educação Básica  
Henrique Luiz Pereira Oliveira  

Nenhum comentário:

Postar um comentário