divulgamos a publicação do volume 2 da Revista EntreVer - Revista das Licenciaturas (UFSC), composto pelo Dossiê "Formação de professores e ensino de História" - disponível no link http://periodicos.incubadora.
, cujo Sumário reproduzimos abaixo para comvidá-lo(a)s à leitura.
Solicitamos o auxílio para a divulgação. Muito Obrigada!
abraço
Andréa Ferreira Delgado
Clarícia Otto
EntreVer - Revista das Licenciaturas
A EntreVer é um espaço de encontro das experiências formativas que
vêm sendo desenvolvidas no país no âmbito, sobretudo, das práticas de
ensino e dos estágios supervisionados.
v. 2, n. 1 (2012): Formação de professores e ensino de História.
Sumário
Prefácio
Formação de professores e ensino de História | |
Andréa Ferreira Delgado, Clarícia Otto |
Ensaios Discentes
O ensino de história para crianças: duas experiências de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Raquel de Melo Giacomini, Daniela Eli, Juliane Mendes Rosa La Banca, Luiza Turnes |
Índios, futebol e um estudante em formação: relato de uma experiência acadêmica | |
Rafael Benassi dos Santos |
O uso das propagandas farmacêuticas do século XIX e XX como fontes para o ensino de história: um relato de experiência | |
Isaac Facchini Badinelli, Luis Fernando Junqueira |
Reflexões sobre a utilização de pinturas históricas nas aulas de história | |
Aline Maisa Lubenow, Elison Antonio Paim |
Uma chamada a cobrar: a escola e o celular em sua difícil convivência | |
Constantino Quarezemin Neto, Jeniffer Caroline da Silva, Viviane Cavalcante Pinto |
O uso das diferentes linguagens na disciplina de Estudos Latino-Americanos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina | |
Lucas Braga Rangel Villela |
Construindo saberes: a relação docente/discente | |
Andrei Martin San Pablo Kotchergenko, Guilherme de Almeida Américo |
Diários de Classe
Roteiro de visita guiada: “Desterro dos negros escravos e libertos – século XIX” | |
Joseane Zimmermann Vidal |
A disciplina de História e a formação para a cidadania: uma experiência interdisciplinar | |
Geane Kantovitz |
No jogo do reconhecimento: estágio supervisionado e identidade docente na formação de professores de História | |
Juliana Pirola da Conceição, Maria de Fátima Sabino Dias |
O estágio supervisionado na EJA de Florianópolis: uma experiência | |
Suzana Bittencourt |
Pesquisa-estágio em História: o processo de elaboração-tabulação-análise do questionário de conhecimento prévio | |
Márcia Elisa Teté Ramos |
Artigos
Para além da reprodução: contribuições de Pierre Bourdieu para uma reflexão sobre formação de professores para o ensino de História | |
Nadia Gaiofatto Gonçalves |
Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre Educação Histórica e Educação Patrimonial no Ensino Médio | |
Giovanna Aparecida Schittini dos Santos |
Educação patrimonial e formação continuada de professores: uma experiência a partir da exposição “Pré-história nos vales dos rios Chapecó e Irani” | |
Elison Antonio Paim, Enelice Pansera, Mirian Carbonera |
A canção vai à escola: perspectivas da Educação Histórica | |
Luciano de Azambuja, Maria Auxiliadora Schmidt |
Tradição, passado e memória: o saber dos transeuntes do calçadão sobre a história da cidade | |
Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Izadora Maleski Serrano Alves, Pamêlla Daiane Oliveira Costa |
"Novas” e “diferentes” linguagens e o ensino de História: construindo significados para a formação de professores | |
Nucia Alexandra Silva de Oliveira |
Pesquisando sítios arqueológicos: História e Patrimônio na sala de aula | |
Flávia Eloisa Caimi, Francielle Moreira Cassol |
Entrevista
Entrevista com o professor Rodolfo Pantel | |
Lucas Söhn Albuquerque, Matheus Reiser Müller |
Resenhas
Educação Histórica: um campo repleto de possibilidades de investigação | |
Flavia Gomes da Silva Riger |
Documentários e animações produzidos no LAPIS para uso na Educação Básica | |
Henrique Luiz Pereira Oliveira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário