A Revista PerCursos (ISSN 1984-7246), publicação semestral on-line em
*Open Access*, no sistema *ahead of print* e volume fechado, do Centro de
Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC) recebe colaborações, até 29 de fevereiro de 2012, para o próximo
Dossiê:
*"Ensino das Ciências Sociais em debate"* correspondente
ao volume 13, número 1, janeiro / junho de 2012. Também solicitamos
colaborações destinadas às seções "Artigos" e "Resenhas". Os interessados
encontrarão maiores informações no sítio eletrônico da Revista:
http://www.revistas.udesc.br/ index.php/percursos
*Open Access*, no sistema *ahead of print* e volume fechado, do Centro de
Ciências Humanas e da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina
(UDESC) recebe colaborações, até 29 de fevereiro de 2012, para o próximo
Dossiê:
*"Ensino das Ciências Sociais em debate"* correspondente
ao volume 13, número 1, janeiro / junho de 2012. Também solicitamos
colaborações destinadas às seções "Artigos" e "Resenhas". Os interessados
encontrarão maiores informações no sítio eletrônico da Revista:
http://www.revistas.udesc.br/
Revista Percursos
Dossiê: Ensino das ciências sociais em debate.
O próximo número da revista percursos será dedicado ao debate sobre a contribuição
das disciplinas das Ciências Sociais nos diferentes níveis de ensino (fundamental, médio e
superior). Pretende-se com isso proporcionar um balanço do papel que disciplinas presentes
em muitos currículos, tais como Sociologia e Antropologia, têm diante dos desafios da
sociedade contemporânea, em especial, da realidade brasileira. O debate sobre o tema tem
como referência o duplo desafio colocado para aqueles que atuam nas instituições de ensino,
ou seja: pretende-se uma discussão que contemple tanto a formação profissional como a
educação cidadã.
A questão assume, no presente, curiosos contornos, pois no momento em que
assistimos a redução de disciplinas da área das ciências sociais na grade curricular de muitos
cursos de graduação, presenciamos a instituição da obrigatoriedade do ensino de sociologia na
escola. Para aqueles que atuam nos cursos superiores, abre-se todo um leque de indagações:
o que é esperado pela sociedade dos futuros cientistas sociais? Quais os seus espaços de
atuação profissional? O que tem sido ensinado? Como historicamente se justificou a presença
de conteúdos das ciências sociais em muitos cursos de graduação? Qual a importância da
Sociologia para o futuro profissional e cidadão, que não será sociólogo, que atuará em outros
campos profissionais? Em que medida pode a Antropologia contribuir na atuação futura
daqueles que não serão antropólogos?
Por outro lado, se tomamos as próprias instituições de ensino como um microcosmo
político e locus da experiência de cidadania, outras perguntas se somam a este debate.
Refletir sobre o ensino das disciplinas de ciências sociais é também refletir sobre as
práticas sociais nas próprias instituições de ensino e o potencial de formação, informação e
instrumentalização que esses saberes representam para tais práticas dos sujeitos envolvidos,
notadamente, nossos estudantes.
Neste sentido, o dossiê aqui proposto pretende privilegiar a reflexão sobre o ensino
de Ciências Sociais na sua interface com discussões e pesquisas sobre temas contemporâneos
relacionados à educação no que diz respeito ao cotidiano escolar e universitário: violência
(incluindo suas representações mais midiáticas, como bulling e o cyberbulling), gênero,
sexualidade, movimento estudantil, entre outros. Tais questões estão diretamente
relacionadas às Ciências Sociais, e suas múltiplas abordagens, feitas a partir de diferentes
perspectivas disciplinares, podem contribuir não apenas para a compreensão teórica destes
fenômenos, mas também para a instrumentalização dos diferentes atores (professores,
estudantes, pais, agentes comunitários) envolvidos no processo pedagógico. O esforço de
reflexão acerca de como o ensino de das ciências sociais tem dialogado com o cotidiano
escolar e seus temas prementes parece ser mais do que justificado.
Focado nesse debate, o dossiê que propomos pretende contribuir na quebra do
habitual isolamento da atuação em sala de aula dos professores do campo das ciências sociais,
proporcionando o registro, o compartilhamento e troca de experiências, a crítica e as reflexões
didático-pedagógicas. Com isso, poderá conferir sentido a uma prática nem sempre
plenamente compreendida, inclusive por aqueles que nela atuam.
Revista PerCursos
Setor de Publicações
FAED/UDESC
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