quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Inscrições abertas para o I Encontro Paulista de Políticas de Arquivo



O Arquivo Público do Estado, a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) e o Departamento de História da FFLCH/USP convidam a todos para participar, próximos dias 10 e 11 de outubro, do I Encontro Paulista de Políticas de Arquivo. O objetivo do evento é reunir profissionais de instituições arquivísticas, Universidades, a ARQ-SP, cursos de Arquivologia  e outras entidades públicas e privadas custodiadoras de acervos arquivísticos  para um amplo debate acerca dos temas propostos pelos seguintes eixos temáticos:

- Regime jurídico dos arquivos no Brasil e a Lei nº 8.159/1991

2- A Administração pública e a gestão de arquivos: a estrutura do Estado no Brasil

- Políticas públicas arquivísticas

4- Acesso aos arquivos, informação e cida dania

5- Arquivos privados

6- Educação, pesquisa e recursos humanos para os Arquivos: Formação e capacitação profissional: balanços e perspectivas.

I Encontro Paulista de Políticas de Arquivo é uma reunião prévia para a Conferência Regional (Sudeste), a ser realizada em Belo Horizonte/MG nos dias 20 e 21 de outubro. O evento em Minas Gerais, por sua vez, será uma preparação para a I Conferência Nacional de Arquivos — CNARQ, que acontecerá entre os dias 15 a 17 de dezembro, em Brasília.

I Conferência Nacional de Arquivos — CNARQ terá como objetivo a revisão dos marcos legais e institucionais da área, de forma a constituir uma Política de Estado para os arquivos. A realização da I CNARQ pode representar a institucionalização de um espaço político novo e importante para democratizar o processo de formulação de diretrizes para u ma política nacional de arquivos.

Os interessados poderão participar gratuitamente do I Encontro Paulista de Políticas de Arquivo, refletindo e trazendo para o debate suas propostas e sugestões. Faça a sua inscrição no site da ARQ-SP:
www.arqsp.org.br até o dia 6 de outubro às 18h

Saiba mais:
Leia o projeto completo da I Conferência Nacional de Arquivos  CNARQ: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/imprensa/img/nota_id255_projeto_cnarq.pdf
 
 
 
Serviço:
I Encontro Paulista de Políticas de Arquivo

Quando: 10 e 11 de outubro                    Horário: das 10 às 17:00 horas
Local: Departamento de História da FFLCH/USP
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Sala N (térreo)
Inscrições: até o dia 6 de outubro, às 18h, pelo site da ARQ-SP: www.arqsp.org.br
Informações: ARQ-SP pelo e-mail diretoria@arqsp.org.br ou pelo telefone (11) 3091-3795
Arquivo Público do Estado de São Paulo/DG-SAESP pelo e-mail saesp@sp.gov.br ou pelo telefone (11) 2089-8138

Nenhum comentário:

Postar um comentário