quinta-feira, 30 de setembro de 2010

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Prezad@s associad@s,

em virtude do trabalho de pesquisa de doutorado do professor Jéferson Dantas, o atendimento às 5as. feiras no mês de setembro não será realizado. Nesta direção, o atendimento ao público atualmente está concentrado em três dias, além do atendimento a distância realizado por este secretário.

Pedimos a compreensão de tod@s. Queremos lhe atender melhor e vamos encontrar a maneira mais adequada para que @s associad@s, professores/as e estudantes não sejam prejudicad@s.

Os horários atualizados de atendimento estão na página de nossa associação!

Att,
Prof. Jéferson Dantas
1o. Secretário da ANPUH- Seção Santa Catarina.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA FAED/UDESC

A Semana Acadêmica de História da UDESC começa nessa segunda-feira, dia 27 de setembro. Para saber mais em relação ao evento, acesse o link da programação:

Abraços,
ANPUH - Seção Santa Catarina.


EVENTO: Narrativas contemporâneas em mídia: memória e história na expressão de linguagens em imagem e som.

Projeto de Extensão / Evento:

Narrativas contemporâneas em mídia: memória e história na expressão de linguagens em imagem e som”

Coordenação: Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira

Local de realização: Laboratório de Imagem e Som (LIS/FAED)

sala 06 - andar térreo do prédio da FAED - Campus I UDESC

Av. Madre Benvenuta, 2007 - Bairro Itacorubi, Florianópolis,SC

Atividade realizada sempre nas sextas-feiras nos turnos da manhã ou tarde

Sem inscrição prévia; certificado disponibilizado aos participantes que atingirem 75% de freqüência.

Esta atividade está vinculada ao Programa de Extensão “Mídia e Memória na História”, também coordenado pela Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira. Vincula-se, enquanto apoio e organização, ao Laboratório de Imagem e Som (LIS) e ao Grupo de Pesquisa Linguagens e Representação UDESC/CNPq.

Trata-se de uma iniciativa voltada a reflexão acerca do uso das diferentes linguagens em imagem e som que vem na contemporaneidade constituindo o trabalho do historiador. Neste sentido, o Projeto destina-se preferencialmente aos alunos da área de História, entre graduandos e pós-graduandos, pesquisadores e extensionistas, junto a comunidade escolar da rede pública, na qual docentes e discentes deste Departamento vem atuando em atividades de estágio.

A atividade estende-se, ainda, aos interessados nestes temas, a exemplo de pesquisadores de áreas afins, integrando as atividades do LIS e do Grupo de Pesquisa. Em parte, as informações e outros materiais veiculados deverão ser inseridos no Portal do LIS, disponibilizando o acesso aos mesmos e registrando os trabalhos apresentados. Neste sentido, solicita-se o apoio a esta divulgação junto a comunidade externa a Universidade.

A proposta organiza-se a partir de 4 (quatro) módulos:

1o. ) A fotografia e seu uso na história

2o.) A história do rádio e usos contemporâneos deste veículo

3o.) O audiovisual e o cinema na narrativa histórica

4o.) Registros sonoros em mídia / a canção e a música enquanto fonte e objeto de estudo na história

Cada módulo reúne diferentes indicações de pesquisadores de acordo com sua área de interesse e trabalho, agrupando também antigos colaboradores do Laboratório de Imagem e Som, que participaram do seu processo de formação.



Dia, Mês, Horário e Carga horária

Palestrantes convidados

Agosto – dia 27; 9h/11h; 2h

Prof. Dr. Dilton Maynard (UFS)

Setembro – dia 17; 9h/12h, (3h)

Prof. Dr. Pedro Souza (UFSC)

Profa. Dra. Tereza Virgínia (UFSC)

Outubro –

dia 15; 14h/16h, (2 h)

dia 15; 16h/18h (2h)


dia 29; 10h/12h; (2h)


dia 29; 14h/16h; (2h)


Profa. Dra. Míriam Rossini (UFRGS)

Prof. Dr. Charles Monteiro (PUCRS)


Prof. Ms. Fernando Boppré (Museu Victor Meirelles)


Tabajara Ruas (Escritor e Cineasta)

Novembro

dia 05; 14/17h; (3h)








dia 12; 14/16h; (2h)



Prof. Alan Carlos Ghedini

Profa. Débora Daniel

Prof. Edgar de Souza Rego

Prof. Anderson Florentino

(ex-alunos do Curso de História/UDESC, responsáveis pela implementação da antiga Rádio NEH /atual Rádio LIS, formato online)



Profa. Ms. Izani Mustafá (IELUSC e membro do Intercom)


Total carga horária: 18h

Total de ministrantes: 12

ABERTA INSCRIÇÃO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (UFSC)

A inscrição para participar do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC pode ser feita no período de 22 de setembro a 04 de outubro de 2010, na Secretaria do Programa, junto ao prédio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH, no horário das 14 às 18h.

O Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, avaliado recentemente pela CAPES, teve seu conceito elevado de 4 para 5, que significa “nível muito bom”.

Abraços,
Diretoria da ANPUH- Seção Santa Catarina
(2010-2012)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CURSO LICENCIATURAS DOS POVOS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAINGÁNG E XOKLENG

Está disponível o Edital do Vestibular do Curso de Graduação Licenciaturas dos Povos Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingáng e Xokleng, a ser realizado pela UFSC. O vestibular específico para os três povos indígenas do sul do Brasil Guarani, Kaingáng e Xokleng, acontecerá no dia 14 de Novembro de 2010, com previsão para início das aulas em fevereiro de 2011.

O Curso tem como enfoque: Territórios indígenas – questões fundiária e ambiental no Bioma Mata Atlântica

Habilita para:

· Licenciatura da Infância: Formação inicial comum para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas indígenas

· Licenciatura das Linguagens: Ênfase Línguas Indígenas

· Licenciatura em Humanidades: Ênfase Direitos Indígenas

· Licenciatura do Conhecimento Ambiental: Ênfase em Gestão Ambiental

Carga horária: 3.348 horas

Duração: 4 anos (8 semestres)

Início: fevereiro de 2011

Candidatos ao Curso:

· Povos indígenas que vivem na parte meridional do Bioma Mata Atlântica: Guarani (ES, RJ, SP, PR, SC, RS), Kaingáng (SP, PR, SC, RS) e Xokleng (SC), com Ensino Médio completo ou em conclusão em 2010.

Estrutura do Curso: O Curso, em regime presencial especial, acontecerá com etapas concentradas e será desenvolvido na Pedagogia da Alternância: Tempo Universidade e Tempo Comunidade.

Proposta curricular:

A matriz curricular está organizada em regime semestral, sendo constituída por carga horária distribuída entre o Tempo-Universidade e o Tempo-Comunidade, incluindo as atividades de pesquisa de campo. Também há previsão de atividades artístico-culturais e de viagens de estudo para visitas a museus, sítios arqueológicos, institutos de pesquisas, arquivos públicos, bibliotecas, laboratórios, entre outros.

Cada semestre letivo será composto de etapas intensivas, que ocorrerão nas comunidades, conforme especificado anteriormente e no Campus da UFSC – Florianópolis, nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro, coincidindo com o período de férias e recesso escolar. Esse conjunto perfaz um total de 3.348 horas, com carga horária distribuída em oito semestres, ou seja, quatro anos.

A primeira turma se constituirá como projeto experimental, financiado pela SECAD/MEC, UFSC e parcerias.

Coordenação: Profa. Dra. Ana Lúcia Vulfe Nötzold (UFSC)

Maiores informações no site: www.licenciaturaindigena.ufsc.br


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NOVA DIRETORIA DA ANPUH/SC ASSUME EM CHAPECÓ/SC


A nova diretoria da ANPUH seção Santa Catarina assumiu a coordenação da entidade para o biênio (2010-2012) na cidade de Chapecó/SC (08/09/2010) no último encontro estadual de História. A primeira reunião ordinária ocorrerá no dia 21 de setembro na sala da ANPUH/SC, às 8h da manhã.

Na foto acima (da esquerda para a direita) a professora Márcia Ramos de Oliveira (UDESC), 2ª tesoureira; professora Sara Nunes (UFSC), vice-diretora; professora Suzana Bitencourt (UFSC), 1ª tesoureira; professor Jéferson Dantas (UFSC), 1º secretário; e professora Janice Gonçalves (UDESC), diretora-geral.